A leitura é um dos temas que têm recebido muita atenção dos educadores, por ser vista como um dos problemas mais frequentes nas séries iniciais do Ensino Fundamental pela sua influencia na formação intelectual do indivíduo.
Com base nas dificuldades encontradas dentro do contexto escolar, começamos a trabalhar com jogos de palavras para desenvolver a produção textual e a leitura.
As atividades tem como objetivo, desenvolver na escola práticas diárias de leitura e escrita com os alunos do 2º ano, assumindo tais atividades como centro e o fio condutor para o ensino da Língua Portuguesa.
As atividades direcionadas foram, formação de palavras para construção de textos, ditados (cada palavra escrita de forma correta ganhava o brinde do tabuleiro)
leitura individual, leitura coletiva, sorteio de textos para leitura na turma.
Diversas atividades que estimularam a leitura e escrita a partir dos mais diversos conhecimentos.
Trabalhar a língua portuguesa de forma dinâmica traz significado para o aluno e incentiva o processo de leitura e escrita na série inicial do ensino fundamental.
Os materiais utilizados foram jogos da letras, jogo dos fonemas, ditados secretos, ditado doce, leitura de diversos tipos de gêneros textuais. Materiais que contribuiram para avançar a fluência de leitura da turma e aprimorar o processo de leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário