07 dezembro 2021

Confraternização 2021


Estamos finalizando mais um ano letivo… Foram muitos desafios, contratempos, estudos, reflexões, planejamentos e organizações. Muito trabalho! No dia 04/12 pudemos vivenciar um momento de descontração em nossa confraternização para celebrar a vida e fortalecer os laços. A equipe gestora agradece a cada servidor  que se empenhou e garantiu  o sucesso da nossa escola nesse ano.



06 dezembro 2021

4° edição do Festival de Xadrez da Rede Municipal de Boa Vista

 A 4° edição do Festival de Xadrez da Rede Municipal ocorreu nos dias 03 e 04 de dezembro. Nossa escola foi representada pelos alunos Alicia Andrade da Costa 4° ano B e Harol Adriel Estefan Rosa Parra 5° ano E,  ficando os dois em 2° lugar nas categorias feminino e masculino. Estamos orgulhosos dos nossos alunos. Agradecemos as famílias pela dedicação em acompanhar as crianças nos horários de treino, as professoras de Educação Física e ao nosso querido Gerziel que contribuiu diretamente nos treinos dos nossos campeões. Considerando a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner, duas das sete inteligências mencionadas pelo estudioso são desenvolvidas com a prática do xadrez: a inteligência lógica e a espacial. Por sua vez, os estudos de neurologia e neuropsicologia falam sobre os benefícios de se treinar o cérebro, fantástica máquina que pode ser sempre aperfeiçoada.









Projeto Alunos C.E.M e o Encanto da Leitura

Um dos grandes desafios dos professores da educação básica é ensinar a leitura para os alunos, mas ensinar não só decifrar códigos, e sim a ter o hábito de ler. O Projeto Alunos C.E.M e o Encanto da Leitura despertou em nossos alunos o prazer em ler. Foram 791 livros retirados no período de maio até o dia 30 de novembro. A equipe gestora agradece a todos os professores e familiares que incentivaram o nosso projeto.


16 novembro 2021

Capacitação com os professores alfabetizadores

No dia 12 outubro foi realizada a capacitação com os professores do Projeto Alfaletrar para o manuseio da Mesa Educacional Alfabeto. A capacitação foi ministrada pela professora Ednelza Simião, onde foi repassado todo todo conhecimento teórico e pratico sobre utilização do recurso que servirá de suporte para a alfabetização na Escola Municipal Professora Carmem Eugênia Macaggi . A Mesa Educacional Alfabeto utiliza animações, material concreto, vídeos e outros recursos, criando um ambiente interativo para o aluno aprender brincando.


15 novembro 2021

Aula prática do 2° ano B, professora Mocilene

A leitura é um dos temas que têm recebido muita atenção dos educadores, por ser vista como um dos problemas mais frequentes nas séries iniciais do Ensino Fundamental pela sua influencia na formação intelectual do indivíduo.
Com base nas dificuldades encontradas dentro do contexto escolar, começamos a trabalhar com jogos de palavras para desenvolver a produção textual e a leitura.
As atividades tem como objetivo, desenvolver na escola práticas diárias de leitura e escrita com os alunos do 2º ano, assumindo tais atividades como centro e o fio condutor para o ensino da Língua Portuguesa. 
As atividades direcionadas foram, formação de palavras para construção de textos, ditados (cada palavra escrita de forma correta ganhava o brinde do tabuleiro)
leitura individual, leitura coletiva, sorteio de textos para leitura na turma.
Diversas atividades que estimularam a leitura e escrita a partir dos mais diversos conhecimentos.
Trabalhar a língua portuguesa de forma dinâmica traz significado para o aluno e incentiva o processo de leitura e escrita na série inicial do ensino fundamental.
Os materiais utilizados foram jogos da letras, jogo dos fonemas, ditados secretos, ditado doce, leitura de diversos tipos de gêneros textuais. Materiais que contribuiram para avançar a fluência de leitura da turma e aprimorar o processo de  leitura.







Aula prática com o projeto Estante Mágica .

Nossa escola em parceria com a Estante Mágica proporcionou aos alunos de 3 turmas de 2° ano ferramentas pedagógicas e incentivos para escreverem histórias que logo foram parar no papel e se transformaram em livros com ilustrações. 
As professoras Katiane e Mocilene proporcionaram atividades para a construção desse livro que  ocorreram em aulas de Português, História, Geografia e tarefas para casa, possibilitando a aprendizagem  e priorizando a conexão e o diálogo entre os conhecimentos de áreas diferentes.
A parceria entre a família e a escola para a concretização desse projeto foi de extrema importância. 
Essa colaboração ofereceu as crianças a oportunidade de vivenciarem experiências que vão contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências, com impacto positivo na aprendizagem e forte influência na vida como um todo.
Dessa forma, os alunos alcançaram maior autonomia, ampliando a capacidade de raciocínio, trabalhando a atenção e a memória, despertando a curiosidade e a criatividade.
Foram muitos os desafios, pois nem todos os alunos conseguiram finalizar, era um trabalho em parceria com a Família e escola, e  necessitava de ambas as partes.
A finalização do projeto será em meados de dezembro com a tarde de autógrafos com os escritores.
Será um evento para os escritores e seus familiares.
As turmas que abraçaram o projeto foram o
2° ano C e G da professora Katiane Silva, com os temas e seus escritores. 
E o 2° ano B da professora Mocilene Valentim com os temas e seus escritores.









11 novembro 2021

Informes SAEB 2021

No último dia 09,terça-feira, a equipe gestora promoveu uma reunião com os pais e responsáveis por alunos matriculados nas turmas de 5° anos. O objetivo da reunião foi informar sobre a dinâmica de aplicação do SAEB 2021 e esclarecer dúvidas. Toda equipe docente dos 5° anos estiveram presentes. A equipe gestora agradece a participação a todos.

10 novembro 2021

Jogo da memória das frações - 2° ano G

Este jogo foi utilizado para auxiliar no processo de aprendizagem na disciplina de matemática no conteúdo frações, previsto no planejamento do 3° Bimestre. 
A professora Katiane confeccionou peças plastificadas para que as crianças pudessem manusear com mais autonomia e que fossem  higienizadas ao término da atividade.
Os alunos da turma 2° ano G, turno vespertino, receberam um jogo para levarem para casa, e assim,  brincarem e aprenderem com os familiares e amigos.
Os objetivos do jogo foram: memorizar as imagens e os nomes das frações; socializar experiências; promover aprendizado; desenvolver raciocínio lógico, através da criação de relações entre imagem e sequência das cartas dispostas. 
É um jogo com regras muito simples e pode ser jogado por crianças de todas as idades, inclusive adultos.

09 novembro 2021

Aula prática 2° ano C - Professora Katiane

Em setembro,  a turminha 2° ano C turno matutino, acompanhada pela Professora da turma Katiane, aprendeu matemática de uma forma diferente, através do jogo TAPETINHO, o qual trabalha o Sistema de Numeração Decimal. 
Este jogo tem como objetivos: Compreender  a ideia de dezena; Entender as classes: unidade, dezena e centena; Formar números com dois e três algarismos; Agrupar, compor e decompor números de dois e três algarismos. 
As crianças aprenderam de forma lúdica como compor os numerais. 
Foi muito aprendizado e alegria. O lúdico na aprendizagem é capaz de desenvolver habilidades importantes, como atenção, imitação, memória e até imaginação.
Os materiais utilizados para jogar são: palitos de picolé,  dados, ligas de borracha, números de 0 a 9 e o tapetinho que foi confeccionado no tamanho 30cmX21cm.

25 outubro 2021

Comunicado

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) tem acompanhado desde o retorno das aulas presenciais, os casos de covid-19 nas unidades de ensino do município. Além do Comitê de Retorno da SMEC, formado por profissionais da educação e saúde, cada escola do município possui um comitê interno que fiscaliza e avalia as ações de prevenção e enfrentamento à covid-19. Na nossa escola temos representantes de todos os grupos: professores, cuidadores, assistentes de aluno, copa e colaboradores da limpeza. 
Cada caso é analisado individualmente pelos comitês e diante do quadro apresentado pelas unidades, é que são tomadas decisões em conjunto sobre a suspensão de aulas presenciais das turmas ou da escola.

29 setembro 2021

Dia 26 de setembro dia Nacional do Surdo

Dia 26 de setembro a comunidade Surda Brasileira comemora o dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania.  No Brasil,  o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato da data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país, em 1857 (atual INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos). A Escola Municipal Professora Carmem Eugênia Macaggi celebrou esta data com uma programação: Decoração com balões, mural informativo na entrada da escola, conversa informal sobre a data, entrega de botons para os funcionários e distribuição de uma lembrancinha para os alunos colocarem no lápis com a configuração de mão Eu amo você.